Pensamento que sigo em minha vida!

Não podemos mudar o fim, mas fazer um novo recomeço!!!!!
Chico Xavier

sexta-feira, 25 de junho de 2010

PROJETO HORA DO CONTO

PROJETO HORA DO CONTO

Meu nome é Katherine, sou professora de educação infantil da rede municipal de Itupeva. Trabalho na EMEFEI Jacob Victor Levis no bairro Guacuri, zona rural da cidade. Minha sala é multiseriada e meus alunos são em sua maioria filhos de caseiros ou trabalhadores da zona rural desse mesmo bairro.
Esse projeto nasceu de um outro que teve início no mês de Abril de 2010, chamado Projeto Leitura em casa que consistia em toda sexta-feira os alunos levarem um livro do acervo da escola para ser lido em casa com a supervisão de um adulto. Após a leitura era preenchida uma ficha de leitura aonde as opiniões dos pais e dos alunos eram descritas em relação à história. Após a segunda semana do projeto, muitos pais vieram a minha procura para relatar o quanto estava sendo prazeroso esse momento de contar história para seus filhos, foi nesse momento que eu tive a idéia de trazer esse projeto de leitura com a participação dos pais para escola, desse instante até hoje passou a existir o Projeto Hora do Conto.
Com a autorização da direção de minha escola reuni os pais para a apresentação do novo projeto, expliquei que todas as quartas – feiras um pai viria à escola contar história para os alunos da sala, poderia ser os pais, um irmão ou outro adulto da família que de forma voluntária participaria do projeto. As histórias contadas poderiam ser do acervo da escola, histórias trazidas de casa e até história de memória, já que nossa escola fica em uma zona rural em muitos pais tem dificuldade de leitura. Juntos montamos um calendário e cada um escolheu o dia que poderia participar e na semana seguinte começamos nosso projeto.
Já recebemos duas visitas para nosso projeto e a recepção dos alunos foi maravilhosa. Eles ficaram muito ansiosos no dia da primeira visita e prestaram muita atenção na história contada. O que nesse dia mais chamou atenção foi à emoção da mãe contadora de história que ao final chorou e agradeceu a oportunidade e solicitou que se houvesse tempo disponível gostaria de vir mais vezes. Ao final o aluno ajudante do dia entregou uma carta de agradecimento e um bombom para nossa convidada.
O nosso segundo convidado foi meu filho que já tem 10 anos e que também ficou com muita vontade de participar. Os alunos adoraram, já que sempre falo de minha família para eles e pelo fato de ser criança, ele utilizou a mesma linguagem deles.
Esse projeto somente está confirmando o que eu já acreditava há muito tempo. A parceria escola e família é muito produtiva e pode nos auxiliar no trabalho diário dos alunos. Acredito que até o fim do ano terei mais histórias interessantes para contar, mas isso fica para outra oportunidade.
Professoras não esqueçam podemos fazer a diferença no futuro do mundo, somente depende de nossas ações no presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário