Pensamento que sigo em minha vida!

Não podemos mudar o fim, mas fazer um novo recomeço!!!!!
Chico Xavier

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Projeto Meio Ambiente Educação Infantil

Projeto Meio Ambiente Educação Infantil 1. Justificativa Como educadores, devemos contribuir para formação de uma geração consciente em relação ao seu papel como cidadão voltado para uma valoração ética, social, econômica e ambiental, além de pensar numa escola que promova esse aprendizado, a fim de se ensinar a importância de atitudes de preservação, para que as gerações futuras não sofram com a destruição ambiental. Assim por perceber a necessidade de um trabalho que aborde discussões de preservação ao meio ambiente, esse projeto buscará desenvolver nas crianças uma cultura de sustentabilidade 2. Objetivos gerais: Proporcionar o conhecimento e a conscientização dos alunos da educação infantil acerca dos temas que envolvam meio ambiente e cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e com o desenvolvimento sustentável. 3. Objetivos específicos Linguagem oral e escrita • Pesquisar em livros e revistas; • Participar de variadas situações de comunicação oral; • Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral e escrita, contando suas vivências; • Familiarizar-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis etc; Raciocínio lógico - Matemática • Seqüenciar fatos; • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais, etc; • Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar, etc. • Reconhecer cores e formas; Natureza e Sociedade • Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula, • Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras crianças; • Estabelecer contato com objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse; • Estabelecer relações entre fenômenos da natureza. • Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escovar os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente); • Importância da reciclagem e da consciência de preservação ambiental. Artes • Observar o limite disponível para os desenhos, pinturas e colagens; • Fazer uso dos pincéis do tipo grosso, de maneira adequada; • Manipular materiais diversos para colagens; • Iniciar recortes livres com tesoura; • Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística; Movimento • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais para expressar-se nas brincadeiras e nas demais situações de interação; • Deslocar-se com destreza progressiva no espaço ao andar, correr, pular, etc…, Desenvolvendo atitude de confiança nas próprias capacidades motoras; • Reconhecer as suas próprias capacidades motoras e possibilidades cinéticas. • Explorar e utilizar os movimentos de preensão, encaixe, lançamento, etc…, para o uso de objetos diversos; 4. Estratégia: • Interpretações oral, escrita e através de desenhos • Atividades orais e escritas; • Brincadeiras e Jogos (Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo) • Músicas e Danças; • Pinturas, Dobraduras e Recortes; • Confecção de livros coletivos e Painéis; • Parlendas; Contos; Adivinhas; Trava-língua; Poemas; Rimas; • Ler histórias ou filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação do homem sobre a natureza. • Releituras de livros infantis e quadros • Atividades externas que envolvam a comunidade local . 5. Avaliação Será continua e finalizada com uma exposição do projeto e apresentação de um coral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário